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quarta-feira, 21 de junho de 2017

Os evangelhos Apócrifos (I) (France Quéré, editorial Estampa)

  
Encontrei-os num livrinho da Editorial Estampa na pequena livraria do meu amigo Mário, por módicos sete euros. O meu interesse residia nuns alegados evangelhos das autoria de Tiago, irmão de Jesus, e sua mãe Maria, Nossa Senhora, que teriam difundido a mensagem de Jesus após a sua morte. Não constam. Trata-se de fragmentos diversos de textos de origem duvidosa, que foram aparecendo casualmente, desde o século II ao século XIX, supostos testemunhos da vida de Jesus. Trata-se dos designados Agrafa - breves trechos sobre a vida de Jesus com origem no Novo Testamento mas fora dos quatro evangelhos, variantes dos manuscritos evangélicos e citações de padres -, Fragmentos de Papiros - de Oxyrryncos, Logia de Jesus, Egerton e outros -, Fragmentos de evangelhos perdidos - segundo os Hebreus, os Ebionitas, dos Egípcios e Mateus -, Evangelhos da Natividade e Infância - Proto-evangelho de Tiago, evangelho do pseudo-Tomé e História de José o Carpinteiro -, finalmente, os Evangelhos da Paixão - de Pedro e Os Atos de Pilatos.
   O que mais apreciei foram Os Atos de Pilatos por relatarem com grande detalhe a perplexidade deste perante a intransigência do pedido de condenação de Jesus pelos eclesiastas judaicos face à fragilidade das acusações que lhe faziam. Eram estas; ter violado a lei judaica trabalhando ao sábado na execução de milagres vários testemunhados pelos "pacientes" - coxos, cegos e marrecos-, ter declarado o poder de destruir e reconstruir o templo de Salomão, que havia demorado 48 anos a construir, e ter afirmado ser o rei de Israel. Seguindo a tradição romana, Pilatos entregou à ordem local a decisão depois de esgotar toda a argumentação em favor de Jesus, que,no fundo, só praticara o bem.
   Mas também a infância de Maria, imaculada, ao serviço do templo e desposada por José, nonagenário escolhido para seu guardião, graças à sua idoneidade, chegando, porém a ser responsabilizado pelos sacerdotes, pela gravidez da, então, sua mulher, da qual chegara a duvidar, devido à prolongada ausência a que se vira forçado por razões de ofício não ser compatível com estado em que a encontrara.
   Também alguns episódios menos conhecidos atribuídos à infância de Jesus são algo surpreendentes por desagradáveis, como sejam as maldições que lançou a vários conterrâneos por certas atitudes destes, o que não é próprio do Deus misericordioso dos cristãos.
   Alguns extratos:
   Da Introdução de France Quéré:
   O mais célebre catálogo dos escritos ortodoxos encontra-se no manuscrito de Muratori, documento romano dos anos 170....O cânone toma a sua forma definitiva num texto de Atanásio de Alexandria, datado de 367....No século VI, um Decreto dito de Gelásio fará o inventário dos textos apócrifos. A Igreja concluiu o seu trabalho.
   A intransigência da ortodoxia esteriliza o pensamento.
   Dos Agrafa:
   A felicidade está mais em dar do que em receber. (Actos 20,35)
   A medida que usais é aquela pela qual sereis medidos. (Epístola de Clemente de Roma 13,2)
   Aquele que é fiel nas pequenas coisas, é-o também nas maiores. (Idem n5, 2-4 e 8,5)
   Pedi as grandes coisas e as pequenas vos serão dadas por acréscimo. (Clemente de Alexandria, Stromata)
   Fragmentos dos Papiros:
   Mas vós, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. (Papiro 655)
  
   ...Se alguém guardar a minha palavra nunca provará a morte. (Papiro 644)
   E o reino dos céus está dentro de vós...Vós sois a cidade de Deus. (Papiro 654)
   ...Natanael replicou: "Rabi Senhor, tu és o Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo." (Papiro 11710 de Berlim)

      Pedro, tu estás sempre pronto e exaltares-te, e agora discutes com esta mulher como se fosses seu inimigo. Se o Salvador a julgou digna, quem és tu para a menosprezar? Em todo o caso, ele, vendo-a, amou-a certamente. (Evangelho de Maria Madalena, fragmento P. Rylands III, 463).

   Fragmentos de Evangelhos Perdidos:

   ...E o Senhor disse-lhe: "Como podes tu dizer "eu cumpri a Lei e os profetas" quando o que está escrito na Lei é: "amarás ao teu próximo como a ti mesmo"? (Orígenes, Comentário sobre Mateus 15,14)

   Também no Evangelho dos Hebreus, lemos que o Senhor, falando aos seus Discípulos, disse: "nunca estejam felizes a não ser quando olharem para o vosso irmão com amor."

   O homem que tinha a mão seca implorava que o ajudassem: "Eu era pedreiro - dizia ele - e vivia do trabalho das minhas mãos. Suplico-te Jesus, devolve-me a saúde para eu evitar a vergonha de mendigar o meu pão." (Comentário I  sobre Mateus 12,13)

   E no Evangelho segundo os Hebreus, que os Nazarenos praticam, tem-se como um dos maiores crimes o de contristar o espírito do seu irmão." (Comentário 6 sobre Ezequiel)

   Eu vim pôr fim aos sacrifícios e se vós não cessais de sacrificar, a minha cólera também não cessará de pesar sobre vós. (Epifânio, Heresias 30, 13, 16, 22)

A complementaridade entre a Fé e a Ciência está aqui exposta:

   Os gnósticos dizem que Mateus também os ensinou nestes termos: "Lutai contra a carne e tratai-a com desprezo sem nunca ceder ao prazer. Fortificai a vossa alma pela Fé e pelo conhecimento." (Clemente de Alexandria, Stromata, 3,4)

(continua)

(Mary with the Child and Saints, Tiziano, 1510)

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