Publicação em destaque

Olhando Para Dentro (notas)

Olhando Para Dentro 1930-1960 (Bruno Cardoso Reis) (Em História Política Contemporânea, Portugal 1808-2000, Maphre - nota...

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Os evangelhos Apócrifos (VII conclusão) (France Quéré, editorial Estampa)



SEGUNDA PARTE

Descida de Jesus aos Infernos

 
   Não me suscita qualquer interesse esta segunda parte, embora reconheça que possa dar uma exotérica e metafórica peça de teatro. Trata do impacto de Jesus no Inferno; Satanás e Hades (nem sei qual a diferença entre ambos; parece que um será o diabo e outro o inferno), discutem, recriminando-se mutuamente, pelos seus insucessos na difusão do mal na Terra, por intervenção de Jesus, cuja crucificação tinha inviabilizado definitivamente os seus projetos maléficos.

   …A voz retiniu de novo: “Abri as vossas portas.” Ouvindo esta palavra pela segunda vez, Hades perguntou, como se não soubesse: “Quem é este rei da glória?” Os mensageiros do mestre disseram-lhe: “É o Senhor, o forte, o corajoso, o Senhor herói das batalhas.” Mal tinha pronunciado estas palavras, as portas de bronze quebraram-se, e as barras de ferro partiram-se, e todos os mortos foram desligados das cadeias que os retinham, e nós com eles. E o rei da glória entrou, sob a forma de um homem, e as trevas do inferno tornaram-se esplendorosas.

    Logo Hades Gritou: “Fomos vencidos! Ai de nós! Mas quem és tu que possuis tal poder e tal império? Quem és tu, tu que aqui vieste isento de falta? Tu que pareces pequeno e realizas grandes coisas, tu que és humilde e sublime, escravo e mestre, soldado e rei, tu que comandas os mortos e os vivos? Tu foste crucificado e deposto no túmulo, e eis-te de novo livre, e aniquilaste o nosso reino. És tu esse Jesus de quem Satanás, nosso chefe supremo, nos falou, dizendo-nos que a cruz e a morte te fariam herdar o mundo inteiro?”
  
   Então, o rei da glória agarrou pelo alto da cabeça o chefe supremo, Satanás, e entregou-o aos anjos dizendo: "Metei-lhe cadeias nas mãos e nos pés, no pescoço e na boca." Depois dando-o a Hades disse: "Toma-o e vigia-o rigorosamente até ao meu regresso."

   Hades, então, recriminou Satanás por ter feito crucificar Jesus, uma vez que Ele desceu ao Inferno despojando-os, e que tal poder era previsível pela grande quantidade mortos que tinha ressuscitado.

   E enquanto eles falavam, o Senhor abençoou Adão, marcando a sua testa com o sinal da cruz. Teve o mesmo gesto com os patriarcas e os profetas, os mártires e os antepassados, e imediatamente os mandou sair do inferno, e enquanto caminhava, os santos padres cantavam por trás deles e diziam: "Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor , Aleluia.. A ele o louvor de todos os santos.

FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário