
Enfim, a peça de Brandão, objeto da atenção de Manoel de Oliveira que a transpôs para cinema, e repertório habitual das companhias de teatro, em especial de província, propõe a reflexão entre a dicotomia honestidade-pobreza e desonestidade-prosperidade. Quer o Gebo, quer a Velha moribunda, depois de uma vida de renúncia por apego à honradez e lealdade, geradora de escárnio e indigência, acabam por concluir da inutilidade dessa conduta, rendendo-se, O Gebo, às recompensas de mundo vivência proporcionada pela ausência de escrúpulos. Indiferente à censura social a marginalidade é encarada como opção legítima dos excluídos da sociedade. Já a Velha, consciencializada pelo Avejão - espécie de fantasma, anjo, que bem poderá ser a voz da consciência -, arrepende-se de não ter vivido por conforme as suas aspirações profundas.
Li em qualquer lado que não recordo, alguém referir que a honradez é o único recurso dos que resta aos pobres. A obra, interpela-nos se as regras sociais e as leis, impostas e aplicadas pelas classes dominantes, não se destinam a perpetuar a pobreza, tornando-a irreversível e necessária à manutenção do status daqueles. A consolidação e expansão das democracias Ocidentais no pós 2ª GM, trouxeram a universalidade do voto e da lei, a massificação cultural, o desenvolvimento tecnológico e económico, a liberdade de expressão e associação, o advento do Estado social, enfim, a representatividade popular nos órgãos de soberania, periodicamente confirmada, atenuou as desigualdades sociais, eliminando a irreversibilidade da pobreza. Apesar de tudo, os perigos de deslizamento das democracias para derivas totalitárias, impõem um contínuo aperfeiçoamento dos sistemas, constituindo, quanto a mim, o maior desafio político das sociedades modernas.
António Barreto (JR)
Peniche, 03 de Fevereiro de 2018
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